Como montar o seu planejamento estratégico do início ao fim.

Muitas pessoas se frustram em seus sonhos, acreditando não ser possível materializar o planejamento estratégico, independente de ser em áreas profissionais ou pessoais. Elas simplesmente não conseguem se planejar. Costumam alegar “estarem perdidas”, não sabendo o que querem nem por onde começar. Isso é mais comum do que se imagina. Vivem quase que no automático, sem pensar no que fazem e desejosos de um futuro diferente de sua realidade desfavorável. Esse futuro só virá com planejamento e ação, seguindo pré requisitos básicos e é sobre eles que vamos nos referir aqui.

Aprendi com um ensinamento atribuído a São Francisco de Assis que diz o seguinte: “Faça o necessário, depois o possível e quando menos imaginar estará fazendo o impossível. Refletindo sobre esse pensamento, concluí algumas máximas muito interessantes do mecanismo do planejamento estratégico.

É imprescindível começar fazendo o necessário. A palavra necessário é autoexplicativa, está totalmente alinhada com palavras do tipo: necessidade, carência, falta. Se refere sempre ao imprescindível, sobrevivência. Está ligada a suprir escassez. Não busque prazer no necessário porque provavelmente você não irá encontrar. Existe uma resistência natural nossa à fazer o necessário, porque o necessário geralmente é chato de fazer, é limitado, incomoda, nos induz a acreditar que estamos condenados a fazê-lo até o fim das nossas vidas. Contudo, quando não fazemos o necessário, mantemos a roda da prosperidade parada e em sendo assim, não conseguimos planejar a próxima fase do caminho de nossa prosperidade, ou seja, planejar o possível. O possível está no campo da boa imaginação, de nossos sonhos mais ousados, do nosso prazer. O possível é sempre realizável quando nós já fazemos o necessário. No possível, materializamos nossos sonhos e abrimos a possibilidade para o impossível se materializar em nossas vidas.

A terceira etapa no caminho da prosperidade, diz respeito ao impossível acontecer em nossas vidas e isso só se dará quando já estivermos fazendo o possível. Quando o possível acontece, significa dizer que a mudança já ocorreu. Nossa vida mudou de patamar, os resultados são favoráveis, prazerosos e isso trará as condições para que o impossível aconteça em nossa vida.

O impossível é um resultado favorável muito além do que esperávamos alcançar. É a boa surpresa, inesperada, que nos anima a continuar planejando cada vez mais.