Na vida, administramos dois tipos de poderes: o Posicional e o Pessoal.

O Poder Posicional, como o próprio nome diz, é o da posição. É o tipo que, como reza o ditado popular, pode “subir à cabeça” quando mal administrado.

Pesquisas americanas apontam que indivíduos que buscam apenas poder posicional na vida, vivem 8 anos menos. Isso porque, quando acaba a posição, o ideal de vida também costuma acabar.

Quando um General está no quartel, todos lhe batem continência. Ele não precisa se identificar. As divisas falam por ele. Contudo, esse mesmo militar, quando está andando na rua, sem seu uniforme militar, em local que ninguém o conhece, o único Poder que ele leva com ele, é seu poder pessoal.

O poder pessoal é luz no próprio caminho e sempre no caminho de mais alguém. É carisma que se eterniza.

Desenvolver esse poder, é trazer o céu para a terra. É adotar espiritualidade na materialidade.

Pessoas que escolhem desenvolver-lo, ganham notoriedade e passam a ser conhecidos e reconhecidos no mundo, sem necessariamente fazer marketing. Tem relação com nosso propósito de vida e a consciência de nossa missão no mundo.
Esse pode ser identificado na vida de Madre Tereza de Calcutá. Destaco aqui, dois exemplos de sua biografia que retratam essa consciência próspera.

Um jornalista que visitava sua obra elaborando uma matéria, ao final da reportagem concluiu:

– Madre, o que a senhora faz aqui, é apenas uma gota nesse oceano de necessidades.

No que a Madre Tereza respondeu:

– Meu filho, não existiria oceano se não fossem as gotas…

Um empresário muito rico, que vivia conturbado em questões materiais de diversas ordens, foi recomendado por um amigo a visitar a obra de Madre Tereza. Lá chegando, ficou impressionadíssimo e não se contendo exclamou a madre:

– A senhora não me leve a mal, mas eu não faria esse seu serviço por dinheiro nenhum do mundo!

A madre com toda sua candura e sabedoria o respondeu carinhosamente:

– Nem eu, filho, nem eu…

Investir em poder posicional é legítimo. Todos desejam uma carreira bem sucedida. Não há nada de errado nisso. Mas investir em poder pessoal, é mágico! Nele reside o amor incondicional, a paz profunda e a realização plena.

Deixe, então, sua luz brilhar para sempre! Invista em seu Poder Pessoal!